A cada peça vendida, uma refeição doada para a ONG Misturaí! <3

A Zappa nasceu de uma ideia da jornalista Elis Martini e cresceu com a ajuda de um monte de gente querida e talentosa. Atualmente, nossa sede fica em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 

Nosso propósito

É criar roupas confortáveis para que meninos e meninas possam brincar com liberdade. É trazer a simplicidade e a beleza dos elementos da natureza para a vida dos pequenos. É fornecer produtos que são fabricados de maneira sustentável e transparente. 

Nossos tecidos e cores

Nossas peças são feitas com algodão orgânico com as certificações GOTS - Global Organic Textile Standard (bodies), IBD - Instituto Biodinâmico (camisetas) e IMO - Organic Cotton (conjuntinhos). Por não conter agrotóxicos ou pesticidas nocivos, o algodão orgânico não agride o solo nem prejudica a saúde dos agricultores. Livre de toxinas, o material se torna ideal para a pele sensível dos bebês que acabam de chegar ao mundo!

Para deixar as peças mais alegres e coloridas, realizamos tingimentos artesanais com corantes de plantas e sementes. Assim, nosso azul vem do processo milenar feito com a planta índigo e nosso laranja é extraído do urucum, há séculos utilizado como tinta pelos índios brasileiros. A expertise e os insumos usados nos tingimentos são do Conservatório Etno Botânica, que pesquisa e difunde conhecimento sobre corantes e pigmentos naturais. Ao contrário das tinturas sintéticas utilizadas pela indústria têxtil, os corantes naturais não liberam resíduos que poluem a água e o solo.       

Nossa produção

Acreditamos que nenhuma peça de roupa vale a pena se gera exploração ou escravidão. Por isso, nossa cadeia produtiva é feita com parcerias que valorizam o desenvolvimento social dos trabalhadores, gerando conhecimento e renda para os envolvidos. A cada peça vendida, a Zappa doa uma refeição para a ONG Misturaí!, que distribui refeições e cestas básicas em comunidades de Porto Alegre, entre diversas outras atividades solidárias. 

Nossos bodies são fabricados em São Paulo pelo Instituto Ecotece, que atua na promoção da cultura de sustentabilidade na moda, tornando-a mais ética, limpa e inclusiva. Nossas camisetas são feitas no Rio Grande do Sul pela Cooperativa Central Justa Trama, que acredita no comércio solidário e em relações de produção sem exploração. Nossos conjuntinhos para bebês são produzidos pela Aratex Orgánica, uma empresa pioneira que trabalha com pequenos agricultores e mão de obra socialmente justa no Paraguai.          

As modelagens soltinhas priorizam o conforto e a liberdade que a criança precisa para brincar, correr e se divertir <3. 

Nossas estampas  

As estampas das nossas peças são elaboradas por talentosos artistas, ilustradores e designers que buscam inspiração nos elementos da natureza. Na página de cada produto é possível saber quem assina a criação. Os motivos são impressos manualmente com a técnica de serigrafia utilizando pigmentos vegetais.   

Nossa comunicação

O site e as redes sociais da Zappa contam com a colaboração dos incríveis fotógrafos Francine de Mattos (fotos das crianças) e Ricardo Toscani (still dos produtos). 

Nossos prêmios

O plano de negócios da marca, quando ainda era um projeto com o nome provisório de Anni Verdi, foi finalista e ficou em segundo lugar na categoria Cursos Técnicos da 4ª edição do concurso Empreenda!, promovido pelo Senac São Paulo em 2011. Em 2014, já com o nome Zappa, o projeto foi finalista na categoria Microempresa do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade.